destaques

24/09/2015 Versão para impressãoEnviar por email

A formação técnica em enfermagem na Efos

A Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina, realizou, em 14 de setembro, a aula inaugural do curso Técnico em Enfermagem. A atividade contou com a apresentação da estrutura da escola para os 40 novos alunos, dinâmicas e uma palestra com Elizandro da Silva Junior, especialista em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. O curso é composto por 1.800 horas, sendo 1.200 de concentração e 600 horas de estágio.

Formatura

No dia 21 de agosto, a Efos comemorou o encerramento de mais uma turma do curso Técnico em Enfermagem, em cerimônia realizada na sede da escola, com a presença do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina. Os 26 formandos, da Região de Saúde da Grande Florianópolis, já haviam apresentado, na semana anterior, os trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), por meio dos quais abordaram os temas Assistência da enfermagem e promoção em saúde aos pacientes portadores de asma na infância, Gravidez na adolescência, Achados neurológicos (Síndrome de Dany – Walker), Vírus HIV na adolescência: assistência e proteção contra o vírus, HIV e vivência da mulher portadora do câncer de mama e Parada cardiorrespiratória nas unidades pré-hospitalares.

Valorização

Mediadores e coordenadores do mesmo curso, realizado no município de São José, participaram, ainda, de uma capacitação pedagógica, em 10 de setembro. O objetivo foi criar um espaço de aprimoramento e de aperfeiçoamento da prática pedagógica, por meio de discussão e troca de experiências. Os docentes assumem a turma iniciada em 14 de setembro. Na atividade, foram abordados os temas da metodologia da problematização — utilizada pela Efos e pela maioria das escolas da RET-SUS —, da avaliação, do conselho de classe, do planejamento, do cronograma, da grade curricular e outros relacionados ao curso.

Comentar