destaques

09/04/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Referência na educação permanente em saúde do Paraná

Protagonista da formação profissional em saúde no Paraná, o Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, sediado em Curitiba (PR), em 2014, inaugurou as especializações em Gestão da Vigilância em Saúde, com 231 alunos, e para Gestores e Equipes Gestoras do SUS, com 193. Foram organizadas sete turmas descentralizadas em seis cidades, com o apoio das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG).

Outro destaque de 2014 foi a realização de um curso voltado para a capacitação de conselheiros municipais e estaduais e secretarias executivas dos conselhos de Saúde do Paraná. A iniciativa, também inédita no estado, envolveu quase 700 pessoas das regiões de Londrina, Umuarama, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Ponta Grossa. O objetivo do curso foi fortalecer a atuação dos conselheiros de saúde por meio do esclarecimento de questões práticas relativas ao papel de cada um na construção do SUS. O conteúdo proposto contemplou desde questões sobre a organização da rede pública de saúde e perfil epidemiológico da população paranaense até temas como inclusão digital.

A escola deu, ainda, continuidade aos cursos de formação inicial de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), formando, ao todo, 1.675 profissionais, e promoveu os cursos técnicos em Hemoterapia, Saúde Bucal e Prótese Dentária, bem como a capacitação pedagógica para os docentes das formações, abarcando 458 alunos. O diretor do Cefor-RH-PR, Márcio Almeida, explica que a meta para 2015 é ampliar ainda mais a oferta de cursos. “Neste ano, o setor de Educação Permanente em Saúde receberá o maior investimento da história por parte do governo estadual. São cerca de R$ 40 milhões já garantidos no orçamento”, anuncia.  Um dos projetos prioritários nesse sentido, segundo Almeida, será a transferência da sede para o prédio onde funciona a 2ª Regional de Saúde, no centro de Curitiba, para que possa ser iniciada a obra de reforma e ampliação da escola. 

Comentários

Sou agente comunitário de saúde em Foz do Iguaçu e gostaria de saber se aqui não há cursos de capacitação para os ACS.

Ana Cleide,

A RET-SUS é composta por 40 escolas técnicas, centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública que existem em todos os estados do Brasil. Os cursos são oferecidos por cada uma delas, em suas regiões de abrangência. Sugerimos entrar em contato diretamente com a escola da sua região para que possa saber sobre abertura de turma e outras informações relativas ao curso de seu interesse. Para encontrar a escola de sua região, entre aqui no nosso site (www.retsus.fiocruz.br) e clique no item ‘escolas’ do menu principal, localizado à esquerda da página inicial.

Atenciosamente,

Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Comentar