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Aconteceu - Revista 66

Etsal inicia novos cursos técnicos em Enfermagem

A Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora (Etsal), em Alagoas, iniciou no mês de março dez novas turmas do curso complementar de Auxiliar para Técnico em Enfermagem. Por meio desta iniciativa, a escola pretende formar mais de 250 novos técnicos na área. O curso abarca os municípios de Campo Alegre, Igreja Nova, Jaramataia, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Pariconha, Santana do Mundaú, São José da Lage, Ibateguara, União dos Palmares e Atalaia, com duração de 700 horas de aula, divididas em 500 horas de concentração (teoria) e 200 de dispersão (estágio). Cada turma terá duração média de 10 meses.
 

Efos realiza encontro sobre assistência ao usuário com distúrbios respiratórios

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Educação Permanente em Saúde da Escola de Formação em Saúde (Efos), com o apoio do Ministério da Saúde, realizou (31/3) o 1º Seminário de Assistência da Enfermagem ao Paciente com Distúrbios Respiratórios. O evento contou com a participação dos alunos do curso Técnico em Enfermagem, promovendo a reflexão sobre os cuidados e a sistematização da assistência de enfermagem aos pacientes acometidos com distúrbios respiratórios agudos ou crônicos e ressaltando o papel do técnico nesse contexto.
 

Alunas egressas da ETSUS Sergipe são classificadas em concurso público

Três alunas certificados pela Escola Técnica do SUS de Sergipe (ETSUS-SE) foram classificadas, com as maiores pontuações, para o cargo de Técnico em Saúde Bucal do concurso para o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS). As técnicas em Saúde Bucal Andrea Oliveira da Silva Santana, Marileide Santos de Jesus e Renata Silva Ribeiro ficaram, respectivamente, na primeira, segunda e terceira colocações. Elas já atuavam como auxiliares na área, nos municípios onde residem, tendo concluído o curso Técnico em Saúde Bucal promovido pela ETSUS-SE em janeiro de 2014. “O resultado é fruto de muita dedicação e deveu-se graças à oportunidade que tive de ingressar no curso técnico”, revelou Andrea. Para a coordenadora do curso, Teresa Mônica Leite Fraga, é bastante gratificante ver um aluno ingressar no serviço público em consequência da formação técnica. “Obter a certificação não foi fácil. Mas os bons resultados já estão sendo colhidos”, observou.

O curso Técnico em Saúde Bucal, reconhecido pelos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) e Conselho Regional de Odontologia, é ofertado pelo governo de Sergipe por meio da ETSUS-SE, como forma de legitimar a atividade que já é executada pelos auxiliares em saúde bucal do estado. O curso tem uma carga-horária de 1.500 horas e é realizado de modo descentralizado, para atingir todas as regionais de Saúde de Sergipe. Ao fim do processo, este profissional está habilitado para atuar na área executando, sob a supervisão do cirurgião dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo, como radiografias, limpeza e polimento de dentes, remoção de tártaro e suturas e inserção de materiais restauradores em cavidades dentárias preparadas pelo dentista.
 

ETSUS Acre é parceira do Projeto Caminhos do Cuidado

A Escola Técnica do SUS (ETSUS) no Acre, vinculada ao Instituto Dom Moacyr (IDM), deu início, no mês de março, ao Projeto Caminhos do Cuidado, voltado para a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica e da Estratégica Saúde da Família (ESF). O Acre foi um dos primeiros estados da Região Norte a receber o projeto, cujo objetivo é melhorar a atenção à saúde dos usuários de drogas e de seus familiares.

Em abril, em reunião promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Rio Branco (AC), a ETSUS Acre apresentou os primeiros resultados desse trabalho: mais de 500 agentes comunitários de saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem do estado capacitados, oriundos dos municípios de Rio Branco, Brasileia Epitaciolândia e Xapuri. Em processo de formação, estavam os profissionais das cidades de Plácido de Castro, Sena Madureira, Porto Acre, Capixaba e Acrelândia.

No mês de maio, a formação chegou a Juruá e a Tarauacá-Envira. Seguindo orientação do projeto — coordenado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS) —, os agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem participaram de uma capacitação de 60 horas — 40 horas presenciais e 20 horas de dispersão — em seus próprios territórios.

Na avaliação da tutora do projeto, Amanda Caroline Amorim, o trabalho trouxe resultados exitosos ao permitir a participação da família, da comunidade e dos profissionais em saúde. Para Gleiciane de Oliveira, agente comunitária de saúde, que atende famílias em cinco seringais no interior de Xapuri, a formação foi muito importante. “Nós não sabíamos como lidar com esse assunto”, reconheceu. Segundo ela, nos seringais, muitas pessoas são dependentes do álcool e sofrem preconceito dos familiares. “A partir da formação, já mudamos a abordagem”, revelou. (FOTO 1)
 

EMS promove melhorias na formação técnica em Vigilância em Saúde

A segunda fase de avaliação do curso Técnico em Vigilância em Saúde da Escola Municipal de Saúde (EMS) de São Paulo, realizada no dia 3 de abril, teve a participação de todos os alunos das primeiras turmas do ano de 2011. O exame, feito em parceria com a Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), teve como objetivo mensurar o nível de conhecimento dos discentes em comparação à primeira etapa, promovida em abril de 2013, na Universidade Nove de Julho (Uninove), com vistas a aprimorar a formação.

Segundo a coordenadora do curso técnico, Regina Helena Sanches, a atividade dividiu-se em duas etapas: prova objetiva com questões de múltipla escolha; e prova prática, realizada por meio de dinâmicas em grupo. Coordenadora da unidade regionalizada Sul da EMS e responsável pela aplicação das provas, Célia Bernardes Costa explicou que a prova não teve como foco medir o conhecimento individual, mas, sim, avaliar o curso. “A atividade é importante para a melhoria das futuras turmas do curso técnico”, observou Silvia do Amaral Pacheco, aluna da unidade da EMS no Centro-Oeste do município de São Paulo. “Acredito que a avaliação trará, como resultado final, melhorias para o dia a dia do trabalho”, acrescentou Carlos Antônio, aluno da unidade regionalizada Norte.
 

ESP-CE conclui aperfeiçoamento em Maternidade

Duas turmas do Curso de Aperfeiçoamento em Atenção à Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal e do Neonato, realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), foram concluídas no fim de fevereiro. Segundo a diretora de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP-CE, Ondina Canuto, a formação teve como finalidade desenvolver padrões de práticas baseados em evidências científicas atualizadas e contribuir na redução da mortalidade materna e neonatal como consequência dos agravos que acometem a saúde da mulher e da criança no ciclo gravídico-puerperal e do neonato. A formação está inserida nas ações do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e Amazônia Legal.

 

Etsal realiza oficina de metodologias ativas

A Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora (Etsal), em Alagoas, realizou, em 17 de março, a Oficina de Metodologias Ativas. Fruto de parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o trabalho fez parte do projeto de mestrado em Ensino na Saúde da professora da escola Rudja Abreu, resultando no desenvolvimento de novas estratégias educacionais e metodologias ativas a serem implantadas com os estudantes e demais participantes dos cursos na área de saúde da Etsal.

A oficina, conduzida pelo professor Antonio Carlos Costa, docente do mestrado em Ensino da Saúde da Ufal, contou com a participação de cerca de 30 profissionais, entre coordenadores, gestores, instrutores e demais profissionais da saúde ligados às atividades de ensino nos diversos cursos técnicos da Etsal. “A oficina representa um momento de aprimoramento no ensino técnico”, resumiu a gerente-geral da Etsal, Janaina Andrade.
 

ETSUS Acre forma duzentos agentes comunitários indígenas de saúde

O mês de março destacou-se pela formatura de 200 novos agentes comunitários indígenas de saúde (ACIS) na região Norte do país. Realizada pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS Acre), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde (MS), a formação abarcou 18 povos indígenas dos estados do Acre, Rondônia e Amazonas — Kaxinawa, Kaxarari, Machineri, Shanenawa, Nukini, Poyanawa, Ashaninka, Madja, Katukina, Apurinã, Jamamadi, Jaminawá, Arara, Yawanawá, Kontanawa, Apolima-Arara, Jaminawa-Arara, Nawa. O curso teve duração de 600 horas de aula, diferenciando-se pelo uso de imagens no processo didático-pedagógico.

Os novos agentes são responsáveis pelas ações de prevenção de doenças e agravos, visitas domiciliares e por acompanhar as pessoas que assistem em tratamentos médicos e encaminhar os pacientes às unidades de saúde do SUS, uma vez que este profissional é o principal elo entre as comunidades indígenas e os serviços de saúde e um mobilizador social da participação das comunidades no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. (FOTO 2)
 

ESP-CE forma turma de técnicos em enfermagem em Aracati

No dia 21 de fevereiro, a Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dipes) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) realizou, na Escola de Ensino Fundamental Professora Gecina Nepomuceno, a colação de grau dos alunos do município de Aracati que concluíram o curso Técnico em Enfermagem, promovido por meio do sistema Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação (MEC) — o programa visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios.

A solenidade de formatura contou com a presença do secretário de Educação de Aracati, Francisco José Mendes de Freitas, dos coordenadores da Rede e-Tec Brasil junto ao Instituto Federal do Ceará, Márcio Damasceno, e do polo e-Tec no município, Paulo Nunes, da diretora de Educação Profissional em Saúde da ESP-CE, Ondina Canuto, da assessora técnica da escola, Wilma Lins, além dos formandos, familiares e convidados.

No dia 11 de março, em continuidade à conclusão das formações técnicas promovidas por meio do sistema Rede e-Tec Brasil, foi realizada, na cidade de Caucaia, a colação de grau da turma do curso Técnico em Saúde Bucal. Na solenidade de formatura, a oradora da turma, Geisiane da Silva, discorreu sobre a importância da formação e agradeceu a todos que participaram do projeto, destacando a ESP-CE, a coordenação do polo e-Tec Brasil e a tutora presencial do curso, Cynthia Aguiar. Ondina Canuto parabenizou as alunas e refletiu sobre a contribuição da formação para a melhoria dos serviços de Saúde Bucal no município de Caucaia. Estiveram presentes na formatura a subsecretária de Saúde de Caucaia, Rita de Cássia, a coordenadora do polo e-Tec Brasil, Helena Rocha, a representante da Secretaria de Ciências e Tecnologia do estado, Sandra Maciel, e a assessora técnica da ESP-CE, Wilma Lins. (FOTO 3)
 

Escola da Paraíba inicia Especialização em Saúde da Família

O Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB) promoveu, em 7 de março, a aula inaugural da segunda turma de Especialização em Saúde da Família, com ênfase na implantação das Linhas de Cuidado do SUS. A formação, promovida na modalidade de Educação a Distância (EaD), destina-se a 500 profissionais do SUS, entre eles trabalhadores e gestores da Atenção Básica das quatro macrorregiões de Saúde do estado. O curso beneficia profissionais de todos os 223 municípios, por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e o Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). (FOTO 4)
 

Trabalhos de intervenção no território marcam conclusão de curso da EMS

Alunos do curso de Prevenção e Intervenção ao Uso Abusivo de Substâncias Psicoativas, promovido pela Escola Municipal de Saúde (EMS) de São Paulo, apresentaram, no dia 24 de fevereiro, na sede da escola, seus trabalhos finais, elaborados com base nos conteúdos discutidos em sala de aula e nas experiências vividas pelos profissionais — provenientes das coordenadorias regionais de saúde Sudeste e Centro-Oeste — nos chamados Consultórios na Rua (proposta que procura ampliar o acesso da população de rua e ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção básica). Iniciado em agosto de 2013, o curso teve duração de 160 horas, divididas em encontros presenciais, promovidos no local de trabalho e no território de atuação dos trabalhadores.

As experiências, avaliadas por representantes das coordenadorias regionais de saúde, supervisões técnicas de saúde, equipes multiprofissionais das unidades básicas de saúde e coordenação do curso, trataram dos temas da conscientização em saúde, inclusão nos serviços, aumento do acesso a tratamentos, humanização de profissionais, fortalecimento do trabalho em rede, motivação e sensibilização de equipes multiprofissionais. Foram formados, ao todo, 96 agentes comunitários de saúde e 16 enfermeiros, sendo um de cada equipe de Atenção Básica à Saúde.
 

Cefor-PB promove formatura do Técnico em Hemoterapia

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), promoveu a formatura da primeira turma do curso Técnico em Hemoterapia, realizada no município de João Pessoa, durante dois anos.  A solenidade de encerramento aconteceu na sede da escola, no dia 25 de março. Ao todo, se formaram 27 profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado.

Do total, 90% atuam na Hemorrede e agências transfusionais da Paraíba e o restante está nos laboratórios que dão suporte às agências. “A necessidade de capacitar profissionais na área da Hemoterapia encontra justificativa na expansão da hemorrede e no crescente aumento da demanda transfusional no nosso estado”, destacou a diretora da escola, Candice Chiara. Segundo ela, desde a fundação dos hemocentros e hemonúcleos na Paraíba, nenhum curso havia sido realizado com este propósito. “Dessa forma, estes trabalhadores passam a entender melhor o que fazem no dia a dia, compreendendo o seu papel no processo do ciclo de sangue”, concluiu.
 

ESP-MG revalida diplomas internacionais de cursos técnicos na área da saúde

A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) passa a revalidar os diplomas internacionais de cursos técnicos na área da saúde de profissionais que atuam em Minas Gerais. A tarefa, regulamentada pela Portaria 391 de 26 de fevereiro de 2014, era realizada pela Cruz Vermelha, como informou o diretor-geral da ESP-MG, Rubensmidt Riani.

De acordo com a diretora da Superintendência Técnica do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG), Guilhermina Nogueira, o credenciamento autorizado pela Secretaria de Estado de Educação baseou-se na Resolução CEE nº 441/2001, que dispõe sobre declaração de equivalência de estudos e revalidação de diplomas ou certificados expedidos no exterior, da Educação Básica e da Educação Profissional.

A primeira condição para revalidação do diploma é que o curso técnico pleiteado esteja com turma em andamento — ou seja, com alunos em sala de aula. A avaliação do processo deverá ser feita por uma comissão, composta por cinco a seis docentes, capacitados para determinados conteúdos e práticas relacionadas. Segundo a secretária de Ensino da ESP-MG, Fátima Camarinho, o processo de revalidação inclui provas escrita e oral, entrevista, entre outras atividades capazes de identificar se o profissional está preparado e se há proximidade entre a carga horária e o conteúdo do curso feito fora do país e o que é definido pelo Ministério da Educação (MEC). “Lembramos que o português fluente é uma das condições para se pleitear a revalidação, pois o profissional precisa entender o que está sendo demandado a ele”, frisou Fátima.
 

ETSUS Roraima promove jornada de educação em saúde para trabalhadores do SUS

A Escola Técnica de Saúde do SUS em Roraima (ETSUS-RR) iniciou, na segunda quinzena de março, a 1ª Jornada de Educação em Saúde, envolvendo 6.090 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado que atuam na Rede de Atenção Básica e nos serviços de assistência em saúde. A iniciativa, realizada por meio de convênio de cooperação técnico-científica entre a escola, a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima, abarca 150 cursos gratuitos, nos níveis superior e médio.

As formações, distribuídas nas áreas de Urgência e Emergência, Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate a Endemias, serão executadas em um período de 12 meses, simultaneamente, nos 15 municípios do estado, em conjunto com outras instituições de ensino. Para tanto, a jornada conta com investimento em torno de R$ 2 milhões. A diretora-geral da ETSUS-RR, Tânia Soares de Souza, observou que a iniciativa contribui para aumentar a motivação dos trabalhadores da saúde, proporcionando melhorias no ambiente de trabalho e aprimoramento no atendimento à população roraimense. (FOTO 5)
 

ESP-PE promove curso em atualização em Saúde Mental

No dia 17 de março, a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESP-PE) iniciou o curso Atualização em Saúde Mental na Atenção Básica. A formação conta com a participação de 190 alunos, oriundos de 11 categorias profissionais atuantes nas cinco Gerências Regionais de Saúde (Geres) do estado. O curso objetiva atualizar e qualificar os profissionais da atenção básica quanto ao atendimento dos usuários com transtornos psíquicos, com base nos princípios da reforma psiquiátrica e no modelo de rede de atenção à saúde mental.

Fazendo uso da modalidade de educação a distância, para que pudesse abarcar um grande número de profissionais, o curso contou com o suporte técnico do Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) quanto à estruturação do Ambiente Virtual de Aprendizagem, ao desenho educacional e à criação dos objetos de aprendizagem.

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Prezado,

Quanto aos certificados do Projeto Caminhos do Cuidado, sugerimos entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail certificadoscaminhosdocuidado@gmail.com

Coordenado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges/Sgtes/MS), o projeto acontece em parceria com as escolas da RET-SUS, de forma descentralizada. Por isso, além do e-mail informado acima, você pode também entrar em contato com a escola que realizou a formação no seu estado. Veja a relação das escolas da RET-SUS aqui, no site, clicando no link escolas localizado no menu principal, à esquerda.

Ao clicar nesse link, escolha a região do Brasil (NORTE, CENTRO-OESTE, NORDESTE, SUDESTE ou SUL) na qual a ETSUS que você procura se localiza ou clique no item TODAS. Em seguida, você deve clicar no nome da ETSUS do seu interesse, para que possa ter acesso aos dados da escola, como endereço, telefone e e-mail.
 

Att,
Secretaria de Comunicação da RET-SUS
 

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