destaques

25/01/2017 Versão para impressãoEnviar por email

EFTS conclui Aperfeiçoamento em Segurança do Paciente

A Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis (EFTS), na Bahia, ainda no fim do ano de 2016, celebrou a formatura de 36 alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Qualidade e Segurança no Cuidado com o Paciente. A cerimônia, realizada no dia 1º/12, foi aberta pela diretora Maria José Camarão, que destacou o empenho da equipe docente para ampliação da proposta para a rede estadual de saúde. “O momento é crucial para que os gestores conheçam o papel da escola e de seus trabalhadores”, atentou a diretora da EFTS. Na mesma direção, o técnico em Enfermagem do Hospital Ernesto Simões, Jurandir Neri, comparou a trajetória dos alunos à história de renovação de uma águia, que enfrenta mudanças ao longo da vida. “Tenho a certeza de que a iniciativa de ministrar o curso não terá sido em vão, pois, mesmo durante o período de aprendizagem, as nossas práticas já sofreram mudanças”, observou.

Durante a cerimônia, os formandos receberam de volta a avaliação realizada durante o curso, tratando da percepção em relação ao aperfeiçoamento, aos conteúdos, à metodologia, à estrutura física e à prática docente. A experiência piloto, que teve como objetivo contribuir para a formação de um profissional preocupado com a prestação de uma assistência mais qualificada e segura, prevenindo doenças e complicações e, consequentemente, reduzindo riscos e danos aos pacientes, envolveu auxiliares e técnicos em enfermagem que atuavam na assistência direta, a partir da indicação dos estabelecimentos de saúde envolvidos.

O curso teve carga horária de 180 horas, sendo 92 horas presenciais — com um encontro semanal — e 88 horas para as atividades em serviço.  Para o ano de 2017, a EFTS prevê a formação de novas turmas.

Comentar