noticias

30/06/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Editora Fiocruz abre chamada pública para a coleção Fazer Saúde

Para impulsionar a nova coleção Fazer Saúde, a Editora Fiocruz convida as escolas de saúde pública, os centros formadores de recursos humanos e as escolas técnicas do SUS (ETSUS) a apresentarem propostas de publicações. 

Para impulsionar a nova coleção Fazer Saúde, a Editora Fiocruz — unidade da Fundação Oswaldo Cruz responsável pela produção e difusão de livros em saúde pública, ciências biológicas e biomédicas, pesquisa clínica e ciências sociais e humanas em saúde — convida a comunidade de profissionais que atuam nos programas de pós-graduação em saúde, nos serviços de saúde, bem como nas escolas de saúde pública, nos centros formadores de recursos humanos e nas escolas técnicas do SUS (ETSUS) a apresentarem propostas de publicações voltadas para um público multiprofissional, atuante em diferentes espaços da atenção à saúde e da gestão do SUS.

O objetivo da Editora Fiocruz é contribuir para a qualificação dos profissionais de saúde, estimulando o diálogo entre docentes, pesquisadores e trabalhadores que atuam diretamente sobre os problemas e as necessidades de saúde da população brasileira, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Os livros, portanto, devem abordar temas relacionados às políticas, ao planejamento e à gestão em saúde, às vigilâncias em saúde (epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador), à promoção da saúde, à prevenção de doenças ou à atenção e ao cuidado em saúde.

 

Seleção

Os interessados em indicar publicações para compor a coleção devem enviar as propostas pelo Correio até o dia 26 de agosto de 2016, contendo título provisório, objetivo, justificativa para os profissionais de saúde — com detalhamento da forma como poderá contribuir para a melhoria das ações em saúde —, e estrutura do livro, que deve ter de cinco a sete partes, conforme as Diretrizes da Coleção Fazer Saúde (sobre isso, ver https://portal.fiocruz.br/pt-br/content/diretrizes-da-colecao-fazer-saude), além de um breve currículo dos autores.

A primeira chamada contemplará dez propostas, que serão selecionadas por uma comissão especialmente formada para tal fim, composta por editores da Fazer Saúde, pelo editor executivo da Editora Fiocruz e por dois profissionais com reconhecida competência técnico-científica nos temas relacionados à coleção. Os proponentes das propostas selecionadas terão o prazo de 180 dias para enviar à Editora Fiocruz os originais do livro. O descumprimento do prazo implicará a desclassificação.

Os originais dos livros recebidos no prazo serão encaminhados para avaliação de pareceristas ad hoc, com expertise acadêmica e experiência prática em serviços de saúde, particularmente no SUS, que emitirão pareceres para subsidiar a decisão final do Conselho Editorial sobre sua publicação. Mais informações, como endereço de envio, bastar acessar o site da Fiocruz, em http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/chamada-publica-colecao-fazer-saude.

Comentários

Externo meus cumprimentos pela iniciativa, cônscio de que será um importante estímulo à produção de conhecimento. No ano passado publiquei um livro, na Bienal do Livro em Maceió, pela editora da Universidade Federal de Alagoas, sob o título "O Enfermeiro no Caminho do Cuidado à Saúde Mental". Assim, envidarei participar desse certame científico.

Prof. Eliezel,

Parabenizamos a iniciativa do seu livro e agradecemos o comentário. Para envio da sua publicação, orientamos entrar no endereço eletrônico da Editora Fiocruz, informado nesta matéria.

Secretaria de Comunicação da RET-SUS. 

Comentar