noticias

08/01/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos celebra 25 anos de fundação

A ETIS celebrou 25 anos de fundação em 19 de dezembro de 2014. O evento foi realizado na sede da escola e contou a  exibição de um vídeo com depoimento da enfermeira Izabel dos Santos e a encenação de uma peça pelos alunos. 

A Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS) celebrou 25 anos de fundação em 19 de dezembro de 2014. O evento foi realizado na sede da escola, no Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. “O evento tem como objetivo celebrar o Jubileu de Prata da ETIS enquanto uma escola técnica do SUS no exercício de sua missão: promover a saúde qualificando, habilitando e especializando trabalhadores do Sistema Único de Saúde por meio da educação problematizadora”, ressaltou a diretora da escola, Marta de Fátima Lima Barbosa.

Durante a solenidade, um vídeo com depoimento da enfermeira Izabel dos Santos foi exibido. Alunos do projeto Caminhos do Cuidado, os agentes comunitários de saúde Dayana Figueiredo e Anisio de Farias Júnior, deram depoimentos sobre o trabalho nas unidades de saúde e como lidam com a temática “saúde mental, crack, álcool e outras drogas”. No final do evento, profissionais e alunos da ETIS encenaram uma peça. Na apresentação, eles mostraram a importância de se qualificar para lidar com os pacientes de maneira correta e profissional.

“A ETIS tem como principais objetivos formar profissionais comprometidos com a atenção à saúde da população, pautando-se nos princípios e diretrizes do SUS, implantar cursos de educação profissional técnica de nível médio, além de desenvolver cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores da saúde”, afirmou a diretora Marta Barbosa, acrescentando ainda a importância em desenvolver produção técnico-científica no âmbito institucional com a participação dos docentes e discentes, além de oferecer cooperação técnica no campo da educação. “É preciso privilegiar uma metodologia que contribua para fomentar a reflexão, a crítica e o aprender a aprender com vistas a vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social”, concluiu.

Histórico

Criada em 1989, no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, em decorrência do Projeto de Formação de Trabalhadores de Nível Médio em Larga Escala, a ETIS integra hoje a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), e expande sua ação pela descentralização de turmas em todo o Estado. Sua origem está na Escola de Auxiliares de Enfermagem do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), criada em 1954, que atuava de forma expandida por meio dos Núcleos de Ensino para hospitais da rede do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Ipanema, Lagoa, Bonsucesso e INCA), além da sede no HSE. 

Por Flavia Lima, repórter da Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentários

Muito bonito os comentários, portanto estou muito insatisfeita, pois preciso de contato urgente e de cinco telefones que encontrei em sites, nenhum atende as ligações. Necessito de um histórico escolar que, na época em que me formei, não me foi entregue como deveria ter sido feito.
Se possível aguardo contato urgente, pois moro a 300 km do Rio e já estive em Botafogo alguns dias atrás, confiando no endereço antigo que ainda encontra-se no site. Grata!

Donzilia,

Como já foi informado (apenas reforçamos aqui, neste comentário), a notícia aqui publicada sobre a Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (Etis), no Rio de Janeiro, é fruto do trabalho de jornalistas da Secretaria de Comunicação da RET-SUS, sediada também no Rio, mas em outra escola da Rede, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Como Secretaria de Comunicação da RET-SUS, somos responsáveis pela atualização e manutenção do site da Rede, bem como da produção de um boletim eletrônico e da Revista da RET-SUS. Quanto às ações de educação, sejam cursos, oficinas ou emissões de certificados, cabem a cada escola da RET-SUS (ao todo, 40 escolas) realizá-las.

No site da RET-SUS, estamos com todas as informações sobre as escolas atualizadas, conforme os dados repassados pelas insituições integrantes. No caso da Etis, o endereço e telefone estão devidamente atualizados. Veja a seguir: 

Etis

Rua Ramiro Magalhães, 521 - 6º andar - Prédio Casa do Sol 
Engenho de Dentro
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 20730-460

(21) 2334-7274 / 7268 (Secretaria Escolar)
(21) 2334-7272 (Administração)

etis@saude.rj.gov.br

 

Infelizmente, você não encontrará muitas notícias recentes sobre a escola no site, pois o número de cursos e atividades realizadas pela Etis foi singelo comparado a outras escolas da Rede. Esperamos que consiga falar com a escola por meio do endereço, telefones e e-mail informados. Caso não consiga, pedimos que nos retorne pelo e-mail retsus@fiocruz.br para ver como mais conseguimos te ajudar.

Atenciosamente,

Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentar