noticias

22/09/2016 Versão para impressãoEnviar por email

MEC e MS anunciam acordo de cooperação via Pronatec

Escolas da RET-SUS vinculadas a uma unidade já cadastrada com o perfil de ofertante no Pronatec poderão realizar propostas de ofertas de cursos de formação profissional. Trata-se de um acordo de cooperação técnica firmado entre os ministérios da Saúde e da Educação.

Os ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC) firmaram, em setembro, acordo de cooperação técnica para expandir e interiorizar a oferta de vagas em cursos de educação profissional técnica de nível médio, na área da saúde, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A adesão é fruto de encontros, iniciados no início de 2016, com representações do MEC e da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Cgates/Deges/Sgtes/MS), responsável pela Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS).

Diretora do Deges e coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde, Claudia Brandão revela que o MS inicia sua atuação no programa do MEC como parceiro demandante, na modalidade Pronatec Saúde. Segundo ela, face ao curto prazo de tempo, o MEC sinalizou que não há como garantir a participação de todas as escolas da RET-SUS como parceiros ofertantes do Pronatec em 2016.  “Para este momento, somente as escolas da RET-SUS que forem vinculadas a uma unidade já cadastrada com o perfil de ofertante no programa poderão realizar propostas de ofertas”, anuncia. Segundo ela, quatro escolas da Rede cumprem o perfil, por estarem vinculadas a uma Secretaria de Educação ou de Ciência e Tecnologia. São elas: Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra (ETSUS-AM); Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza (CEP-AP); Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS-AC); e Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (ETSUS Unimontes).

Nem todas, porém, conseguiram pactuar oferta de curso para 2016. Claudia salienta, ainda, que o MEC disponibilizou apenas o correspondente a cerca de 8% das vagas anteriormente pleiteadas pelo MS. A coordenadora-geral da RET-SUS antecipa, porém, que o MS continua em articulação com o MEC, na busca de meios legítimos que viabilize a participação das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) como parceiros ofertantes do programa.

Nota produzida com informações da Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (Deges/Sgtes/MS).

Comentários

Ricardo,

Agradecemos o contato. Informamos que os cursos são ofertados de forma descentralizada pelas escolas da RET-SUS em suas regiões de abragência. Para saber informações sobre o curso de seu interesse, orientamos entrar em contato diretamente com a escola da sua região. Para acessar os dados das escolas da RET-SUS, basta clicar no link 'escolas', localizado no menu à esquerda do site da RET-SUS.

Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentar