noticias

25/09/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Os caminhos trilhados no cuidado de usuários de drogas

Ousado e inovador, o projeto Caminhos do Cuidado ultrapassa meta e forma 292.196 agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem de todo o Brasil, com foco no cuidado de usuários de álcool, crack e outras drogas.

Compartilhar os primeiros resultados do processo de formação em saúde mental, com foco em álcool, crack e outras drogas, dos 292.196 agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem de todo o Brasil. Esse foi o objetivo da Oficina Caminhos do Cuidado: Trajetórias, realizada de 15 a 18 de setembro, em Brasília, com a participação dos representantes das 40 instituições que integram a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) e do Ministério da Saúde. O evento abordou a centralidade do aluno na construção do projeto pedagógico, o fortalecimento das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), cuja participação na formação foi merecedora de destaque, e a oportunidade de experimentar novos dispositivos de educação permanente. “A expertise construída para realizarmos um projeto dessa magnitude, o aprendizado institucional, um conjunto de atores nacionais que construíram uma governança importante, os estados, os municípios e o fortalecimento das escolas técnicas foram fundamentais para construirmos um processo pedagógico que colocou o estudante na centralidade do trabalho”, resumiu o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS), Hêider Aurélio Pinto, na abertura do evento.

Para Hêider Pinto, o projeto — coordenado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre, e pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de convênio com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/Sgtes/MS) — destacou-se pela mobilização da RET-SUS e possibilitou a criação de novos processos de trabalho para as escolas técnicas. “Demos um passo importante ao usar a Rede para integrar e mobilizar processos formativos”, disse. O mesmo avaliou Alexandre Medeiros, diretor do Deges. “Esse é um projeto ousado e exitoso e que nos provoca pensar juntos por quais novos caminhos do cuidado queremos seguir”, declarou.

Estiveram, também, presentes na cerimônia de abertura o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Fernandes, além de representantes dos conselhos nacionais de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), dos Secretários de Saúde (Conass), do GHC e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Coube ao professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ricardo Ceccim, apresentar o processo de avaliação do projeto e ao coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, resgatar o conceito de território e sua ligação com a construção das políticas de Saúde Mental no país.

 

Dimensões do projeto

O Caminhos do Cuidado formou 292.196 alunos — 117.170 (Nordeste), 83.062 (Sudeste), 36.965 (Sul), 33.496 (Norte) e 21.503 (Centro-Oeste) —, superando a meta prevista de 290.197. O projeto foi lançado em maio de 2013, dedicado à formação em saúde mental dos agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica, com ênfase no cuidado de usuários de crack, álcool e outras drogas. As primeiras turmas foram realizadas nos estados do Acre, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. “A formação proposta pelo Caminhos do Cuidado inovou pela facilitação de processos de educação permanente e metodologias ativas e, ainda, com estratégias que possibilitam aos atores da Atenção Básica trabalharem em conjunto com a Saúde Mental, acolhendo e cuidando do usuário e seus familiares”, observou Ruy Casale, da Coordenação Executiva do projeto.

 

Por Flavia Lima, repórter da Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentários

Sou funcionária pública, militante da saúde do trabalhador, atualmente estou coordenando o Cerest do município do Cabo de Santo Agostinho (PE). Tenho interesse em fazer parte desse grupo para trocarmos experiencias e aprimorar meu conhecimento.

Prezada Rubenita,

Agradecemos o seu contato. Informamos que a RET-SUS é composta por 40 escolas técnicas, centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública que existem em todos os estados do Brasil. Você pode entrar em contato diretamente com a escola da sua região para a troca de experiências ou enviar sua solicitação para a Seceretaria de Comunicação da RET-SUS. Para o quer for necessário, solicitamos escrever para o e-mail retsus@fiocruz.br

Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Comentar