A Oficina Nacional da Rede de Escolas Técnicas do SUS reuniu todas as representações em Brasília, durante dois dias de debates, focalizando o fortalecimento das instituições formadoras para o SUS.
“O objetivo do nosso encontro é alinhar o trabalho com todos os atores envolvidos com a Rede, a ser realizado até 2018”, anunciou Cláudia Brandão, diretora substituta do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Sgtes/MS), ao abrir a Oficina Nacional da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), realizada em Brasília, nos dias 7 e 8 de julho. Em respostas às críticas que escutou ao assumir a Coordenação de Ações Técnicas em Educação na Saúde de que a formação técnica estaria atrasada há 20 anos, ela citou algumas ações que estão sendo desenvolvidas para superar o problema, a exemplo da criação de uma metodologia para avaliar e dimensionar as demandas de formação profissional em saúde, em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), uma aproximação com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que já abriga a Secretaria de Comunicação da RET-SUS, por meio do Projeto Apoio Estratégico e Fortalecimento da Formação Técnica de Nível Médio em Saúde, e, por fim, uma parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Sobre esse último ponto, a representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) Francismara Alves de Oliveira Lima destacou a importância de entender como funciona a educação profissional, dada as suas peculiaridades em relação à educação básica. “O maior desafio é tentar adequar-se ao dinamismo do mercado de trabalho. Por outro lado, há setores da educação profissional e tecnológica que são estáveis, como é o caso da saúde”. Ela defendeu a aproximação entre os mistérios da Saúde e da Educação, observando que tal estratégia poderá suprir a deficiência de oferta de cursos de formação inicial. Atualmente, citou, o eixo saúde do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) — mola propulsora da educação profissional no país, vinculado ao MEC — conta com quatro formações, sendo duas de formação inicial. Além disso, os parceiros que ofertam os cursos não fazem nenhum acompanhamento de egressos. “Precisamos trazer para a sala de aula a preparação específica de cada realidade e a RET-SUS poderá ser um importante ofertante desse eixo do programa”, vislumbrou a representante do MEC, reforçando que essa poderá ser uma das formas de ampliar a demanda reprimida.
Novos horizontes
Ainda na mesa de abertura, o diretor da EPSJV/ Fiocruz, Paulo César de Castro Ribeiro, apontou alguns aspectos do Projeto Apoio Estratégico e Fortalecimento da Formação Técnica de Nível Médio em Saúde, que inclui uma proposta de articulação entre a RET-SUS e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) do MEC, a Secretaria de Comunicação da RET-SUS, a qualificação docente dos trabalhadores das escolas da Rede e o apoio institucional a estas instituições. “Essas ações poderão tornar a RET-SUS cada vez mais forte e com mais capacidade de ofertar processos formativos, conseguindo caminhar com as ações e forças acumuladas pelas escolas e dando a elas mais autonomia”, observou. Cada eixo do projeto foi apresentado detalhadamente no segundo dia do encontro.
Do encontro, participou também a representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Karilany Coutinho, que falou sobre a versão 2.0 do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVA-SUS) — trata-se de uma plataforma de aprendizagem desenvolvida pela UFRN, a pedido do Ministério da Saúde, para atender cerca de 3,5 milhões de pessoas que atuam na área da saúde, em especial profissionais formados pelas ETSUS. Segundo Karilany, a nova versão do ambiente virtual está mais avançada e, apesar de estar ainda em fase de implantação, já conta com 60 mil usuários e mais de 30 mil certificados emitidos. Outro sistema virtual em desenvolvimento pela UFRN é o Sistema Acadêmico que, segundo Karilany, será disponibilizado inicialmente para dez escolas da Rede.
Coube à representante do Icict/Fiocruz, Mel Bonfim, falar sobre o Qualitec, nome provisório dado ao projeto que pretende ofertar 152.500 vagas em cursos de formação inicial e continuada, entre os anos 2016 e 2018. A iniciativa tem como foco inicial os eixos temáticos acolhimento em saúde, segurança do paciente, vigilância em saúde e saúde mental. O objetivo da proposta é desenvolver infraestrutura, metodologias e módulos educacionais em áreas prioritárias do SUS, contemplando atividades presenciais e a distancia — tendo o suporte para isso do AVA-SUS.
Todas as fases do Qualitec contam com as ETSUS como ofertantes de 22 mil vagas ainda em 2016. A próxima fase será a de demanda potencial, que precisará ser construída ao longo dos anos para atender a formação de mais 130 mil trabalhadores até 2018. Por fim, como atividade de educação permanente, o projeto pretende trazer um modelo de demanda para as formações em saúde.
Lançamento
O Observatório do Caminhos do Cuidado, fruto de um projeto de formação de 292.196 agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem na área da saúde mental, com foco no cuidado de usuários de álcool, crack e outras drogas, foi oficialmente lançado no encontro. A iniciativa, também coordenada pelo Icict/Fiocruz, por meio de convênio com o Deges/Sgtes/MS, reúne tecnologias e metodologias para aproximar as áreas de atenção básica e saúde mental, visando à melhoria da atenção ao usuário e seus familiares no SUS.
Pensada a partir de seis dimensões, a proposta tem o compromisso de desenvolver e apoiar estudos e pesquisas sobre a formação de atores estratégicos do SUS, especialmente a formação técnica, orientar as ações de educação permanente em saúde e as políticas públicas, fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de articulação dos diferentes atores nos territórios, amparar a produção de cursos de Educação a Distância (EaD), com apoio do AVA-SUS, estimular a produção técnico-cientÍfica das ETSUS e disponibilizar publicações relevantes sobre temas de saúde pública.
Os arquivos em PowerPoint apresentados durante a Oficina Nacional da RET-SUS já estão disponíveis para download em nosso site, na área 'Artigos’. Basta clicar no material desejado e o download será iniciado automaticamente.
- Projeto Apoio Estratégico e Fortalecimento da Formação Técnica de Nível Médio em Saúde
- Articulação das Redes RET-SUS e EPCT
- Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da RET-SUS
- Qualificação Técnica do Trabalhador do Sistema Único de Saúde – Qualitec
- Secretaria de Comunicação da RET-SUS
Por Ana Paula Evangelista, repórter da Secretaria de Comunicação da RET-SUS.
Comentários
Alvaro Matida respondeu em Link permanente
As iniciativas são ótimas.
Belmar respondeu em Link permanente
Estivemos lá, eu e a diretora da ETSUS Cariri (CE), Luzia Saraiva Rocha. Foi um evento muito proveitoso e que nos deu esperanças de um crescimento dos cursos das ETSUS e, consequentemente, de melhoria nos sistemas de saúde.
jacilene acelin... respondeu em Link permanente
Gostaria de fazer o curso, mas não sei onde me inscrever. Será que vocês poderiam me ajudar? Desde já obrigada.
katia respondeu em Link permanente
Jacilene,
Os cursos são ofertados de forma descentralizada pelas escolas da RET-SUS em suas regiões de abragência. Para saber informações sobre o curso de seu interesse, orientamos entrar em contato diretamente com a escola da sua região. Para acessar os dados das escolas da RET-SUS, basta clicar no link 'escolas", localizado no menu à esquerda, onde você poderá encontrar a instituição da sua região.
Secretaria de Comunicação da RET-SUS
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