Encontro em Maceió terá grandes nomes da Saúde como debatedores
Acontecerá em Maceió, entre 22 e 24 de novembro, a 5ª Reunião Geral da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS). O encontro terá seis mesas-redondas que abordarão temas como modelos de gestão, perfis de competências profissionais, relações entre o pacto de gestão e a educação permanente e deliberações da 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Dentre as autoridades que já confirmaram presença como debatedores da Reunião estão o Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), Francisco Campos; o Secretário de Atenção à Saúde, José Gomes Temporão; o Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Luiz Alberto Santos; a Coordenadora Geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, Caetana Juracy Silva; e a Coordenadora de Ações Técnicas do Departamento de Gestão da Educação da SGTES/MS, Ena Galvão. Durante o encontro, ainda será entregue o prêmio ‘Gente que faz Saúde’, da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), que este ano homenageará Izabel Santos, uma das maiores referências da educação profissional em saúde no Brasil.
As Reuniões da RET-SUS, que acontecem duas vezes por ano, são oportunidades em que os diretores e coordenadores pedagógicos das 37 Escolas da Rede discutem e aprofundam conhecimentos sobre temas presentes no dia-a-dia do trabalho na Saúde e na Educação. A Reunião será transmitida pela Internet, em tempo real. Para acompanhar as discussões, basta acessar, na data, o site da RET-SUS (www.retsus.epsjv.fiocruz.br).
No dia 22 de novembro, os participantes serão recebidos na mesa de abertura por Jacy Maria Melo, Secretária Estadual de Saúde de Alagoas; um representante da SGTES; Adailton Isnal, diretor da Escola Técnica de Saúde Profª. Valéria Hora, de Alagoas, e um representante da Uncisal, a que a ETSUS do estado é diretamente vinculada.
A primeira mesa de discussão abordará o tema Modelos de Gestão e Concepções de Estado: qual o melhor caminho para as ETSUS?. O Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Luiz Alberto Santos, vai falar sobre a necessidade de se avaliar qual a concepção de Estado que sustenta cada uma das alternativas de modelo de gestão existentes, para que busca por mais autonomia não diminua o caráter público das instituições. Valéria Salgado, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, apresentará as alternativas de modelos de gestão pública e privada existentes no Brasil, com o objetivo de ajudar cada ETSUS a encontrar caminhos de maior autonomia financeira e orçamentária de acordo com a sua realidade. A advogada Lenir Santos, especialista em Direito Sanitário, vai explicar as principais formas de financiamento da Educação Profissional em Saúde e a governabilidade que cada uma delas oferece. E Julio Muller, representante da área de Recursos Humanos do Conass, falará sobre o papel das Escolas Técnicas do SUS na estrutura das Secretarias de Saúde.
Na parte da tarde, a mesa Construção e Avaliação de Processos Educativos a partir de Perfis de Competências Profissionais terá três debatedoras do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/SGTES/MS). Claudia Marques vai falar sobre as metodologias de elaboração de perfis de competências profissionais; A fala de Ena Galvão, que é Coordenadora de Ações Técnicas do Deges, terá como objetivo subsidiar a elaboração de currículos por competências. Já Teresa Moraes vai tratar as competências a partir das metodologias de avaliação.
O dia 23 começa com uma análise da 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Na mesa estarão presentes Caetana Juracy Rezende Silva, Cordenadora Geral de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica da Setec/MEC, André Malhão, diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, e Carmem Perrota, professora-pesquisadora do Cefet do Rio de Janeiro.
Depois do almoço, será discutido O pacto de gestão e a educação permanente. Francisco Campos, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, falará sobre o conceito e a prática da educação permanente. José Gomes Temporão, Secretário de Atenção à Saúde, falará sobre a formação e a atenção à saúde no Pacto de Gestão. Um representante do Conass sobre o papel dos estados no Pacto de Gestão da Educação. E Edmundo Costa Gomes, presidente do Conasems, vai palestrar sobre o papel dos municípios no Pacto.
Para encerrar o encontro, as Escolas Técnicas do SUS, divididas por regiões e subsidiadas pelos três dias de discussões, vão elaborar um Plano de Trabalho para a RET-SUS em 2007.
Comentar