noticias

10/03/2016 Versão para impressãoEnviar por email

Saúde e Educação com foco no Pronatec

Ministérios da Educação e da Saúde deverão assinar acordo de cooperação, buscando a ampliação de vagas em cursos técnicos na área da saúde, sob a expectativa de melhorias no atendimento dos serviços do SUS e mais profissionais capacitados em atuação no interior do país. 

Os ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC) deverão assinar, em breve, um acordo inédito de cooperação técnica que visa à ampliação da formação de nível médio e técnico e, consequentemente, da oportunidade de trabalho na área da Saúde. Trata-se da atuação conjunta  no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do MEC.

A cooperação entre os ministérios, além de ampliar e qualificar a força de trabalho, provocando melhorias no atendimento nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), contribui para levar mais profissionais capacitados a regiões carentes, principalmente a cidades do interior do país. A proposta é ampliar o rol de formações de estudantes com nível médio e profissionais de saúde, em instituições que atuam na educação profissional e tecnológica.

 

Inclusão

A iniciativa prevê a oferta de cursos técnicos e de formação inicial e continuada na área da saúde, entre eles os de Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias, Vigilância em Saúde, Saúde Bucal, Imobilizações Ortopédicas, Órteses e Próteses e Radiologia, envolvendo 63 instituições federais da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, além das instituições do Sistema S (Senac, Sesi, Senar, Senat e Sebrae), filantrópicas e privadas. Hoje, esses cursos já são ofertados pelas 40 instituições que integram a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) — algumas delas com experiências de ofertas de cursos no âmbito do Pronatec, a exemplo da Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (ETSUS Unimontes), da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE) e da  Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, no Acre.

(Sobre os rumos do Pronatec e o envolvimento da RET-SUS nesta iniciativa ver matéria de capa da Revista RET-SUS nº 75, de novembro e dezembro de 2015)

 

Números do Programa

De acordo com o MEC, do total de vagas ofertadas no Pronatec para este ano, 372 mil são para cursos técnicos e cerca de 1,6 milhão para cursos de qualificação profissional. Um dos destaques para 2016 é o fortalecimento do Pronatec Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa, cujo foco são jovens e adultos que tenham interrompido seus estudos, propõe o aproveitamento de suas experiências anteriores de trabalho e ensino.

Os estudantes poderão, ainda, optar pelo componente Rede E-Tec Brasil, por meio da qual são ofertados cursos técnicos e de qualificação profissional, na modalidade a distância, usando plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem online. De acordo com o MEC, de 2011, quando o Pronatec foi criado, até 2015, foram contabilizadas 9,4 milhões de matrículas em cursos técnicos e de qualificação profissional.

 

Pela Secretaria de Comunicação da RET-SUS, com informações da Agência Saúde

Comentar