revista ret-sus

Como podemos sair do isolamento e melhorar a educação profissional em saúde no Brasil? Como as Escolas Técnicas do SUS podem se fortalecer mutuamente? Como interagir e trocar informações e experiências entre si? Por fim, como se tornar formuladores e sujeitos ativos na educação e na saúde?

Uma das respostas pode estar aqui, na Revista daRET-SUS, que pretende ser um espaço para divulgar oque acontece nas Escolas e problematizar e discutir temasrelacionados ao dia-a-dia do trabalho de vocês. Este éapenas o primeiro número. Daqui pra frente, esta revistadeve ser construída coletivamente, por cada uma das 37Escolas Técnicas que formam para o Sistema Único deSaúde. A Secretaria Técnica executa, mas para que a RET-SUS funcione de fato como uma rede, no mundo dotrabalho, da educação, da saúde e da vida, é preciso quecada um dos professores, alunos, coordenadores e diretoresdas Escolas se reconheçam como elos dessa rede. E o queganhamos com isso? Transformamos esforços isolados emmovimentos articulados de colaboração e troca.

Nesta edição, publicamos algumas notícias do queacontece nas Escolas — com a participação de todos nós,vamos ter muito mais coisa a dizer. A matéria de capadeste primeiro número é sobre o desafio de formar técnicosem Agente Comunitário de Saúde. Você se reconhecenela?

Esta revista dá concretude à RET-SUS. Aqui vocêpode pedir e oferecer coisas — orientações, referências,consultoria; sugerir pautas; apresentar experiências. Aquivamos nos encontrar uma vez por mês e lembrar que noBrasil inteiro tem gente passando por problemas parecidos,buscando soluções semelhantes, precisando das mesmascoisas.