destaques

18/09/2014 Versão para impressãoEnviar por email

EPSJV forma mais uma turma de agentes comunitários de saúde

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promove, no dia 29 de setembro, no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, no Rio de Janeiro, a formatura de mais uma turma do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde. O grupo de 30 alunos iniciou a formação de 924 horas de aula em abril de 2013. Essa é a nona turma formada pela EPSJV, que pretende dar início a um novo grupo no segundo semestre de 2015. “Oferecemos as segunda e terceira etapas do curso técnico, buscando desenvolver junto aos alunos a compreensão do trabalho do agente comunitário como um fenômeno historicamente instituído no contexto de uma política pública de Estado, que intervém em questões sociais, econômicas e culturais e atua como sujeito político na construção do SUS”, explica Mariana Lima Nogueira, coordenadora do curso técnico.

De acordo com ela, a formação propõe desenvolver a compreensão e a ação de práticas de educação em saúde como potencializadoras da reorientação do modelo de atenção e da conquista da autonomia da população. O curso promove junto aos alunos o desenvolvimento de processos de pesquisa, reconhecendo o profissional como protagonista na produção do conhecimento em saúde, estimula os agentes comunitários a promover ações de planejamento, desenvolvimento e avaliação das práticas em saúde em conjunto com a equipe de Saúde da Família e a comunidade, reconhecendo e valorizando as atribuições e papéis de cada ator, e fortalece a integralidade como bases das ações de cuidado, promoção e vigilância em saúde. “O curso técnico encontra justificativa na necessidade de defesa do acesso ao direito à educação que todos os trabalhadores deveriam usufruir”, frisa Mariana. O curso, acrescenta, é essencial para o fortalecimento da identidade profissional do agente comunitário de saúde e o reconhecimento da importância desse trabalho para a Política Nacional de Atenção Básica e para um SUS público e universal.

Comentários

Quando vão abrir inscrições para o curso técnico em agente comunitário de saúde? Meu esposo pretende fazer. Maria Regina

Prezada Maria Regina, 

A RET-SUS é composta por 40 escolas técnicas, centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública que existem em todos os estados do Brasil. Os cursos são oferecidos por cada uma delas, em suas regiões de abrangência. Sugerimos entrar em contato diretamente com a escola da sua região para que possa saber sobre abertura de turma e outras informações relativas ao curso de seu interesse.

No site da Rede (www.retsus.fiocruz.br), clique no item ‘escolas’ do menu principal, localizado à esquerda da página inicial do site. Escolha a região do Brasil (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste ou Sul) na qual a ETSUS que você procura se localiza, ou clique no item ‘todas’. Em seguida, você deve clicar no nome da ETSUS do seu interesse.

Atenciosamente,

Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Comentar