noticias

26/02/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Conselho aprova regimento da 15ª CNS e incentiva a participação popular

Regimento da 15ª CNS é aprovado, trazendo os eixos temáticos, a estrutura e toda a organização do evento. Sob o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro, essa edição tem o desafio de incentivar ainda mais a participação da sociedade.

O Pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou o regimento da 15ª Conferência Nacional de Saúde no dia 12 de fevereiro. O documento define os eixos temáticos, a estrutura e toda a organização do evento. O texto está em fase de revisão final e deve ser disponibilizado no portal www.conselho.saude.gov.br neste mês de fevereiro. Sob o tema Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro, os debates da 15ª Conferência Nacional de Saúde já têm data marcada: a etapa municipal será de 9 de abril a 15 de julho; e a estadual, de 16 de julho a 30 de setembro. A etapa nacional acontecerá em Brasília, de 1º a 4 de dezembro.

Uma das novidades dessa edição será a promoção, no mês de março, de plenárias regionais de conselhos de saúde e movimentos sociais, populares e sindicais. Serão realizadas cinco plenárias: Nordeste (13 e 14 de março), Norte (27 e 28 de março), Sudeste (21 e 22 de março), Centro-Oeste (27 e 28 de março) e Sul (20, 21 e 22 de março). De caráter não deliberativo, essa fase de mobilização visa incentivar a população para participar deste grande debate nacional sobre a saúde no Brasil.

Em entrevista ao Blog da Saúde, André Bonifácio, Secretário de Gestão Pública do Ministério da Saúde (Segep/MS), ressaltou a importância da mobilização da sociedade para a conferência. “As conferências de saúde são dispositivos utilizados particularmente no SUS para garantir a participação da sociedade na gestão. A população deve ser estimulada a participar, pois a conferência é um instrumento de preparação para um novo plano de saúde e de avaliação de um processo que já está em curso”, frisou.

Na avaliação de Clovis Boufleur, representante titular da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no CNS, a conferência é uma oportunidade para a população apresentar para os governos municipal, estadual e nacional as suas necessidades. “Nós entendemos que o apelo mais forte para a população é a qualidade do serviço. É isso que ela anseia do SUS”, defendeu, em matéria publicada no Blog da Saúde, em dezembro de 2014, por ocasião do anúncio do decreto que convocou a conferência, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff.

 

Produzido pela Secretaria de Comunicação da RET-SUS, com informações do site do CNS (www.conselho.saude.gov.br) e do Blog da Saúde (www.blog.saude.gov.br

Comentários

Boa tarde!!! Sou agente comunitário de suade, e faço parte do Conselho Municipal de Saúde em minha cidade. Como faço para participar dessa conferência? Gostaria muito de participar, mas não tenho condições financeiras. Me oriente nesse sentido. Sem mais para o momento, obrigado.

Claudio,

Como você pode conferir na matéria, antes da etapa nacional há as etapas municipais e etaduais da 15ª CNS. É, nessas etapas, que você deverá também participar para que possa ser eleito como delegado nacional da conferência que acontece em Brasília, em novembro. O Ministério da Saúde é reponsável pela realização do evento e eles disponibilizaram um e-mail apenas para a conferência. Oriento entrar em contato pelo e-mail 15cns@saude.gov.br.

Att, Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Acredito que esse tema será de grande valia, pois é o que está precisando nesses últimos dias a ser discutido. Boa tarde !!

Gostaria também de solicitar uma cartilha para os conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de minha cidade, pois aqui o conselho só funciona no papel. Só para ter uma ideia, a secretária de saúde é a presidente do conselho. O conselho não anda, não fiscaliza. Cidade de Poção de Pedras (MA). Claudio Silva dos Santos

Claudio,

Agradecemos o contato. Nós, da Rede de Escola Técnicas do SUS (RET-SUS), temos como foco as ações de educação profissional técnica em saúde e, portanto, não dispomos de uma cartilha específica para os conselheiros de saúde. Quem poderá ajudar, nesse sentido, é o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Entre no site do CNS em conselho.saude.gov.br. 

É necessário cada vez mais resgatar o valor da organização popular, em um contexto societário dramaticamente hostil à defesa das políticas públicas no país, notadamente no campo da saúde.

Agora, é preciso atentar - com muita lucidez - para a consciência, parafraseando o que disse uma vez Geraldo Vandré, de que "a luta pela vida (e pela saúde) não se resume(m) às conferências".

Comentar