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12/06/2005 Versão para impressãoEnviar por email

ETSUS se reúnem para discutir participação no Proformar

Encontro no Rio de Janeiro discutiu articulação das Escolas Técnicas do SUS na formação na área das Vigilâncias.

No dia 1º de junho, representantes das Escolas Técnicas do SUS se reuniram na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no Rio de Janeiro, para discutir o papel das ETSUS no desenvolvimento do Proformar. Além das Escolas, o encontro contou com a participação de representantes da Comissão Geral de Coordenação, Gerentes Regionais do Proformar e da Secretaria Técnica da RET-SUS.

Após uma apresentação inicial para a introdução do tema, feita pelo Coordenador do Proformar na EPSJV, Carlos Batistella, os representantes das Escolas se reuniram em quatro grupos para discutir a sua relação com o Programa no contexto atual, apontar as ações já desenvolvidas e indicar caminhos para o futuro. O relato dos grupos mostrou que, entre as ETSUS, há uma grande diversidade de tipos de participação no Proformar, a ponto de algumas se considerarem meras executoras, enquanto outras sediam NADs, participam da coordenação estadual e até da seleção e acompanhamento pedagógico dos tutores.

No debate que se seguiu, foi definida uma agenda de trabalho conjunto que engloba três momentos diferentes. A partir de um cronograma já aprovado pela Comissão Geral de Coordenação da RET-SUS, acontecerão, a partir de junho, reuniões regionais que vão discutir o envolvimento de todas as ETSUS no acompanhamento pedagógicos dos tutores, a certificação compartilhada e o financiamento do Programa. Um segundo passo é a discussão de uma metodologia de avaliação para o Programa por um grupo de trabalho mais amplo que inclui as cinco Escolas da Comissão. Por fim, haverá, em setembro, uma discussão nacional na qual será iniciado o debate sobre um itinerário formativo para a área das Vigilâncias.

A expectativa da Coordenação do Proformar é que esse primeiro encontro marque uma nova fase no relacionamento das ETSUS com o Programa. E isso significa, inclusive, que elas passem a participar, progressivamente, da coordenação pedagógica nos estados, junto com as outras instituições que já compõem as Comissões Estaduais de Coordenação.

Acesse os documentos:

Apresentação do Proformar

Relatório da reunião de 1º de junho

Cronograma das reuniões regionais

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