noticias

16/10/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Nova plataforma de aprendizagem para ampliar a formação em saúde

AVA-SUS beneficiará mais de 3,5 milhões de profissionais da área da saúde. O objetivo é democratizar o acesso à formação em saúde, especialmente à educação profissional técnica de nível médio.

Ampliar e democratizar o acesso à formação em saúde, especialmente à educação profissional técnica de nível médio. Esse é o principal objetivo da Plataforma AVA-SUS – Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (SUS), lançada pelo Ministério da Saúde (MS), em 14 de setembro. Trata-se de um espaço virtual de aprendizagem, voltado para a qualificação da formação, gestão e assistência no SUS. A iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), deverá beneficiar cerca de 3,5 milhões de pessoas que atuam na área da saúde, em especial profissionais formados pelas escolas técnicas do SUS (ETSUS). “A plataforma é muito importante para que o Ministério da Saúde possa apoiar estados e municípios quanto à educação permanente”, anunciou o titular da Sgtes/MS, Hêider Pinto. Ele revelou que o AVA-SUS destaca-se pela sua “plasticidade”, permitindo que trabalhadores e gestores de diferentes serviços aprendam, ensinem e troquem experiência, por disponibilizar extenso acervo produzido pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e outras instituições de ensino, relativo a processos de especialização e formação que o MS financiou nos últimos anos, e otimizar recursos, uma vez que a plataforma não precisa ser custeada por cada município ou estado.

Os módulos educacionais que integram o ambiente são compostos por diversas mídias (textos, áudios, vídeos), abordando temas clínicos e de organização do processo de trabalho elaborados por instituições de ensino da UNA-SUS. Por meio da ferramenta, os alunos receberão certificado de curso livre por cada módulo educacional concluído e, além dele, a certificação de aperfeiçoamento, à medida que concluam um mínimo de 180 horas de realização de módulos educacionais. “O AVA-SUS é uma grande plataforma de aprendizagem adequada às necessidades do SUS, que beneficiará milhões de profissionais, por meio de acesso à formação de qualidade para todo o território nacional”, garantiu o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/Sgtes/MS), Alexandre Medeiros.

Acompanhamento integral

A plataforma permite, ainda, que os alunos acompanhem seu próprio processo de aprendizagem e visualizem os módulos concluídos. A ideia é que eles possam receber, também, sugestões de módulos educacionais, conforme perfil individual. “O AVA-SUS será uma grande ferramenta para o nosso SUS. Uma integração em todo o território, com acesso para nossos profissionais e uma oportunidade de estarmos conectados com todo o país”, destacou a conselheira nacional de saúde, Maria Arindelita Neves.

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, expressou o desejo de expandir a plataforma para a oferta de processos de educação permanente propostos pela própria gestão municipal. “Acho que é importante fazer uma parceria e pensar a gestão municipal. Poderíamos ampliar a plataforma para todo o sistema de saúde”, recomendou, firmando em seguida compromisso de cooperação com o MS e a UFRN para que os municípios possam produzir seus próprios processos de educação permanente utilizando a nova plataforma.

 

Acesse aqui a página da AVA-SUS.

Veja aqui, também, matéria sobre a construção da nova plataforma e como a proposta soma-se a outras experiências de Educação a Distância (EaD) na Rede de Escolas Técnica do SUS (RET-SUS).

 

Por Katia Machado, editora da Secretaria de Comunicação da RET-SUS (com informações do Núcleo de Comunicação da Sgtes/MS)

Comentários

Moro no Ceará. Como faço pra fazer matricula? Sou técnico em enfermagem e enfermagem do trabalho emergencista. Gostaria de aumentar meus conhecimentos. Espero uma resposta.

Maria do Socorro,

A RET-SUS é composta por 40 escolas técnicas, centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública que existem em todos os estados do Brasil. Os cursos são oferecidos por cada uma delas, em suas regiões de abrangência. No Ceará, temos três escolas vinculadas à Rede: a Escola de Saúde Púlica do Ceará, com sede em Fortaleza; a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde em Sabóia, em Sobral; e a Escola de Saúde Pública de Iguatu. Cada uma oferece, ainda, cursos descentralizados em suas regiões de abragênia. Sugerimos entrar em contato diretamente com a escola da sua região para que possa saber sobre abertura de turma e outras informações relativas a cursos de seu interesse.

No site da Rede (www.retsus.fiocruz.br), clique no item ‘escolas’ do menu principal, localizado à esquerda da página inicial do site. Escolha a região do Brasil (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste ou Sul) na qual a ETSUS que você procura se localiza, ou clique no item ‘todas’. Em seguida, você deve clicar no nome da ETSUS do seu interesse. Agradecemos seu contato.

Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Parabenizo a Fiocruz por mais esta oportunidade para os trabalhadores de Saúde. Para a região Norte que tem muita dificuldade de acesso, devido as suas características locorregionais, é um grande avanço.

Maria Elizabeth,

Agradecemos o comentário. Gostaríamos apenas de esclarecer que o AVA-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio de sua Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta iniciativa de fato será de grande relevância, especialmente, para as instituições que integram a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), cuja Secretaria de Comunicação tem sede na Fiocruz. 

Mais uma vez, obrigada pelo contato, nos colocando sempre à disposição.

Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Meu comentário foi referente ao trabalho das ETSUS, pois já tive a oportunidade de ser gerente da ETSUS-PA e senti na pele essas dificuldades.

Sua observação é muito relevante. Por isso, publicamos aqui nos comentários.

Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Ola Katia, cliquei no link para ter acesso à plataforma, mas parece que esta fora do ar. Será possível criar novos cursos na plataforma?

Arthur,

Pedimos desculpas, mas de fato o link estava com problemas. Já pode acessá-lo, pois o erro no link já foi corrigido. Quanto ao seu questionamento, sugeriria entrar em contato com a coordenação do AVA-SUS ou consultar diretamente o site. Você deve ter lido na matéria que a nova plataforma foi construída pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de convênio com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. (Sgtes/MS). Sabemos que o AVA-SUS atenderá, especialmente, as ETSUS, por conta da trajetória que as escolas têm na formação profissional em saúde, contribuindo assim com a ampliação das formações técnicas. Na página, você tem um espaço para se cadastrar e ter acesso aos cursos introdutórios já disponibilizados.

Espero ter ajudado.

Abs,
Katia Machado
Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Gostaria de saber como faço pra participar. Moro em Salvador (BA). Sou técnica em enfermagem e, há quase 3 anos, me formei. Porém, ainda não consegui emprego nem ao menos trabalhos voluntários. Como posso "agarrar" esta oportunidade?

Daniela,

A nova plataforma AVA-SUS, como você deve ter lido na matéria, publicada no site da RET-SUS, foi construída pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de convênio com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. (Sgtes/MS). O novo ambiente virtual atenderá, especialmente, as escolas técnicas do SUS (ETSUS) que integram esta Rede, por conta da trajetória que as escolas têm na formação profissional em saúde, contribuindo assim com a ampliação das formações técnicas. Na página da AVA-SUS (https://ufrn.unasus.gov.br/moodle26/), você poderá ter acesso a mais informações sobre os cursos já disponibilizados.

Quantos a outros cursos, presenciais e semipresenciais, ofertados pelas escolas da RET-SUS, informamos que todos eles são oferecidos por cada uma das 40 escolas que integram a RET-SUS, em suas regiões de abrangência. Por isso, para saber sobre aberturas de turmas e outras informações relativas a cursos de seu interesse, sugerimos entrar em contato diretamente com a escola de sua região. Para identificar a escola que atende sua região, sugerimos consultar, aqui, no site da RET-SUS, no menu a sua esquerda, o item 'escolas'. Clique neste item, escolha a região do Brasil (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste ou Sul) na qual a ETSUS que você procura se localiza (ou clique no item ‘todas’) e, em seguida, clique no nome da ETSUS do seu interesse. Agradecemos seu contato.

Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Sou do programa Mais Médicos e não estou conseguindo fazer inscrição nos cursos obrigatórios. Como conseguir?

Marlene,

Sugerimos entrar na página da plataforma AVA-SUS (https://ufrn.unasus.gov.br/moodle26/), onde você encontra uma área exclusiva para tirar suas dúvidas. O site dispõe do link 'Suporte', que está disponível no alto da página principal do site. Neste formulário, eles orientam também a entrar em contato pelo telefone (84) 3342-2250, ramal 110 / 112, ou pelo e-mail avasus@sedis.ufrn.br.

Esperamos ter ajudado.

Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Eu gosto muito da educação a distância, mas temos um problema, os estudantes. Quando matricular, por exemplo. Temos dúvidas. Agora, eu não posso fazer o encerramento do curso e não tenho ajuda.

Arais,

A nova plataforma AVA-SUS, como você deve ter lido na matéria, publicada no site da RET-SUS, foi construída pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de convênio com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. (Sgtes/MS). O novo ambiente virtual atenderá, especialmente, as escolas técnicas do SUS (ETSUS) que integram esta Rede, por conta da trajetória que as escolas têm na formação profissional em saúde, contribuindo assim com a ampliação das formações técnicas. Na página da AVA-SUS (https://ufrn.unasus.gov.br/moodle26/), você poderá ter acesso a mais informações sobre os cursos já disponibilizados, bem como poderá tirar suas dúvidas. O site dispõe de uma área, chamada 'Suporte', que está disponível no alto da página principal do site. Nesse formulário, eles orientam também a entrar em contato pelo telefone (84) 3342-2250, Ramal 110 / 112, ou pelo e-mail avasus@sedis.ufrn.br.

Esperamos ter ajudado.

Secretaria de Comunicação da RET-SUS

Comentar