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II Seminário de Educação Profissional [1]

Evento do Cefope, de Natal, discute qualidade na educação e conta com a presença de Gaudêncio Frigotto e José Ivo Pedrosa.

Como buscar qualidade na educação de nível médio em saúde? Para responder a essa pergunta o Centro Formador do Rio Grande do Norte promoveu, nos dias 1º e 2 de dezembro, a segunda edição do Seminário sobre Educação Profissional. O evento teve duas grandes conferências e diversas mesas-redondas com apresentação de experiências de pós-graduação para docentes, pesquisa, educação a distância e estratégias de ensino para uma aprendizagem significativa.

Gaudêncio Frigotto, professor da Universidade Federal Fluminense (RJ) e um dos mais importantes nomes da área de Educação, falou sobre “Trabalho, Conhecimento e Cultura como eixos estruturantes da educação profissional”. Ele fez um histórico das mudanças que trouxeram a perda de direitos fundamentais para a humanidade e destacou as desigualdades resultantes desse processo. “De um lado, temos avanço científico e tecnológico; do outro, concentração de renda”, disse. Ele fez críticas à pedagogia das competências e apontou como imprescindível a defesa da educação básica como um direito de todos. “Temos que produzir conhecimento empapado com o mundo da vida e com o mundo do trabalho”, resumiu, lembrando de Paulo Freire.

José Ivo Pedrosa, coordenador de ações populares do Deges/SGTES/MS, falou sobre educação popular  em saúde. Ele destacou a necessidade de se ouvir a população para que o sistema de saúde não seja pautado por uma única lógica instituída. “A educação popular deve ser trabalhada de modo a mobilizar as pessoas na direção da busca pelos seus direitos”, disse.

Nas mesas-redondas, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o Cefor de Araraquara, a Unimontes e a ETSUS Blumenau apresentaram suas experiências com cursos de pós-graduação para os professores. A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais apresentou o caminho que percorreu para desenvolver sua pesquisa de egressos, ainda sem resultados finais, e a Estação Observatório de Recursos Humanos que funciona na EPSJV, mostrou e discutiu alguns resultados do estudo “Trabalhadores Técnicos em Saúde: formação profissional e mercado de trabalho”. A edição impressa da pesquisa foi distribuída para todos os presentes. Para o debate de educação a distância, foram expostas as experiências do curso de facilitadores de educação permanente, do Ministério da Saúde; do Proformar, da EPSJV; e da Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional, da EaD da ENSP e também do MS. Sobre estratégias para aprendizagem significativa, o público assistiu aos relatos de experiências da Escola de Saúde Pública do Ceará e de dois projetos específicos, um da EPSJV e outro do próprio Cefope.

Leia os resumos de algumas apresentações:

  • A inserção da Educação Popular na Formação dos Trabalhadores de Nível Médio da Saúde - José Ivo Pedrosa [2]
  • Curso de Especialização na Área Pedagógica no Cefor Araraquara (SP) - Maria Helena de Nardi e Marcia Cintrão [3]
  • A pesquisa de Egressos na ESP-MG - Marlene Moisés [4]
  • Ensino a Distância e a Educação Profissional - Proformar - Gracia Gondin [5]
  • Projeto de Trabalho: uma estratégia para a construção da aprendizagem no Cefope (Natal) - Ivaneide Nelson e Lêda Maria Hansen [6]

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Links:
[1] http://www.retsus.fiocruz.br/noticias/ii-seminario-de-educacao-profissional
[2] http://www.retsus.fiocruz.br/upload/documento/JoseIvo2.doc
[3] http://www.retsus.fiocruz.br/upload/documento/Marciacintrao%20.doc
[4] http://www.retsus.fiocruz.br/upload/documento/Marlenemoises.doc
[5] http://www.retsus.fiocruz.br/upload/documento/GraciaGondim.doc
[6] http://www.retsus.fiocruz.br/upload/documento/IvaneideeLeda.doc