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06/11/2014 Versão para impressãoEnviar por email

No cerne, o êxito da prática pedagógica das ETSUS

Evento se destaca pelo ineditismo de uma mostra nacional de saberes da Educação Profissional em Saúde, trazendo experiências exitosas sobre a prática pedagógica das escolas técnicas do SUS.

Realizado em Belém, entre os dias 28 e 31 de outubro, o Seminário Nacional da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) se destacou pelo ineditismo da 1ª Mostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde. Organizada pela Coordenação de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Sgtes/MS), a atividade científica trouxe 21 trabalhos, produzidos por professores e alunos das escolas técnicas do SUS (os trabalhos estão disponíveis abaixo para download).

Em suma

Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde, dos alunos Angélica Machado, João Roberto Rangel, Maria Regina Palmeira, Michelle Cristina Martins e Rita Pereira de Oliveira, orientado pelo professor Ivo Aurélio Lima Júnior, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), trata da análise de uma microárea situada zona norte da cidade do Rio de Janeiro, que faz parte da área de cobertura do Centro Municipal de Saúde Edma Valadão. A realização do diagnóstico situacional se dividiu em quatro etapas: planejamento do diagnóstico (definição de objetivos, dados a serem coletados e informantes-chave); trabalho de campo (realizado na unidade de saúde e território escolhido); análise e reflexão sobre as informações obtidas; e elaboração de uma apresentação oral e um pequeno documentário (exibidos para e debatidos com os demais educandos do curso). (pdf do trabalho disponível aqui)

Rede Jovem na Praça: prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas, dos alunos Jessé Dantas Leite, Maria Ângela Hernandes, Miriam Fernanda Letkaske, Rita Martins Vidal e Sandra Vieira Lima, sob orientação do professor Luca Santoro Gomes, da Escola Municipal de Saúde de São Paulo (EMS-SP), é resultado do curso de qualificação profissional em Saúde Mental para agentes comunitários de saúde, com enfoque na perspectiva do protagonismo do cuidado comunitário e da Política de Redução de Danos. (pdf do trabalho disponível aqui)

O perfil do docente, sua percepção, entendimento e compromisso com projeto educativo da ETSUS, de Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva, Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino, do Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Araraquara, é resultado da primeira etapa formativa do Curso de Formação Inicial de Agente Comunitário de Saúde. O trabalho traz o perfil dos docentes da primeira fase de execução, composta por 27 docentes de 13 turmas do curso técnico, representando aproximadamente 80% do universo de 34 coordenadores e docentes das 17 turmas executadas. (pdf do trabalho disponível aqui)

Educação em saúde: saneamento básico na comunidade do Braço Joaquim, de Tulio Márcio Silva Filho, Luzia Gorges Valdrich e Nancí Aparecida Silva, da ETSUS Blumenau, buscou vivenciar, enquanto alunos do curso Técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, a realidade da comunidade Braço Joaquim, procurando desenvolver a redução do índice de doenças e agravos ocasionados pela falta ou inadequação das condições de saneamento básico, bem como conhecer o perfil epidemiológico e sanitário da região e sensibilizar e orientar famílias e indivíduos quanto aos fatores de risco.  (pdf do trabalho disponível aqui)

Técnico em Vigilância em Saúde: uma porta para a intersetorialidade, de Josimar Sousa Maciel, Glayson Melo, Itamar Mendes, Aliene Gonçalves, Sérgio Euclides e Onilson Ferreira, da Escola de Saúde Pública do Ceará, traz a experiência de uma apresentação teatral promovida na 2ª Mostra de Saberes, da ESP-CE, em outubro de 2013, visando a demonstrar os diversos campos de atuação do técnico em vigilância em saúde. (pdf do trabalho disponível aqui)

Elaboração de um manual para orientação de docentes no acompanhamento e avaliação de discentes de uma escola técnica de saúde do SUS, da bibliotecária Wusula Francisca de Sousa Pitarelli e da professora e cirurgiã-dentista Simone Dutra Lucas, do Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás, trata-se de um projeto de intervenção a ser executado na escola que prevê a realização de oficinas para a construção coletiva de um manual para os docentes. (pdf do trabalho disponível aqui)

Estresse em recém-nascidos na UTI Neonatal: papel da equipe de enfermagem acerca dos fatores desencadeantes, de Edina Silva Costa, Sônia Samara Fonseca de Morais, Jacirene Gonçalves Lima Franco, Vera Lúcia de Almeida, Cyntia Monteiro Vasconcelos Motta e Francisco José Maia Pinto, da Escola de Saúde Pública de Iguatu (CE), é um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado de fevereiro a abril de 2012, por meio do qual foi realizada entrevista semi-estruturada com 15 profissionais de enfermagem — cinco enfermeiros e dez técnicos de enfermagem — que atuam na UTI Neonatal do Hospital e Maternidade São Lucas, na cidade de Juazeiro do Norte (CE). (pdf do trabalho disponível aqui)

ArteSUS: articulando ensino e arte, de Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro Tavares, Maria Cordélia Lobato de Jesus e Patrícia de Sousa Veras, da Escola Técnica do SUS do Maranhão, fez uso da metodologia da problematização como instrumento que auxilia o processo de ensino e aprendizagem. Inicialmente realizou-se sessão piloto com os técnicos da escola, onde foram apresentados um título e um roteiro para discussão. Ao fim da atividade, foram realizados trabalhos em grupo, incluindo a produção de mural, folder e peças teatrais e apresentação de vídeos, fotografias e musicais a respeito da temática trabalhada na sessão. (pdf do trabalho disponível aqui)

Plano estratégico situacional: acúmulo de lixo na comunidade Alto do Moreno, bairro Santa Isabel, na cidade de Parnaíba (PI), dos alunos Ana Cristina Galeno, Francisco das Chagas Linhares, Leonice Souza, Maria Aparecida Mendes, Maria Claudia Sousa e Maria da Graça dos Santos, sob a orientação da professora Fernanda Muálem de Moraes Mendes, da ETSUS PIAUÍ, resultou da percepção dos discentes do curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde de (ACS), em rodas de conversas e discussões em sala de aula, que o principal problema ambiental  e de saúde da comunidade do Alto do Moreno, era o acúmulo de lixo dentro das residências e nas ruas, incluindo a disposição desse lixo a céu aberto, a coleta inadequada e as práticas sanitárias da população em relação aos resíduos insuficientes. (pdf do trabalho disponível aqui)

O uso da simulação realística no curso Técnico em Hemoterapia como uma estratégia para aproximação do campo de estágio, de Rosiane Mello Zibetti, Loriley Keila Rocha Gomes, Magali Zimmermann Covo e Arlete Spoladore Pistelli, da Escola de Saúde Pública do Paraná, teve como objetivo relatar a experiência da aproximação do campo de estágio de estudantes do curso de hemoterapia por meio da Simulação Realística de Alta Fidelidade. Trata-se de um trabalho de abordagem descritiva acerca de uma relato de experiência. (pdf do trabalho disponível aqui)

A formação de auxiliares de saúde bucal no município de Piraí (RJ), dos cirurgiões-dentistas Marlucia Maia e Rosângela Werneck e da supervisora técnica pedagógica Sandra Inês Marques Furtado, da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos, tem como objetivo a qualificação de profissionais para atuação no SUS, por meio de aulas teóricas e práticas, revelando a vivência prática do dia a dia de uma unidade de saúde. A proposta parte da observação das dificuldades encontradas no dia a dia dos alunos, identificando os determinantes dessas dificuldades e sua natureza. (pdf do trabalho disponível aqui)

O curso de Especialização de Nível Técnico em Enfermagem em Urgência e Emergência: experiência da ETSUS Pariquera-Açu (SP), de Deise Aparecida Carminatte, Ruth Gouvêa e Vanessa de Lima Saraiva, trata da trajetória da primeira escola a desenvolver o curso. A experiência traz o processo educativo com “simulados” que permitiu a correção de ações equivocadas no atendimento de emergência, observando que, apesar de os alunos terem dupla ou tripla jornada de trabalho, demonstraram bastante entusiasmo. (pdf do trabalho disponível aqui)

Trajetória da atuação da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso na formação profissional indígena com a metodologia da problematização: relado de experiência, de Cláudia Maria Guimarães Lopes de Castro, Maria das Graças Oliveira de Figueiredo e Viviane Fagundes Francischini, tem como objetivo o estudo descritivo dos cursos de qualificação em auxiliares de Enfermagem e Saúde Bucal e Agentes Indígenas de Saúde, com foco na metodologia da problematização. (pdf do trabalho disponível aqui)

Assistência e prevenção em saúde bucal realizada pela unidade móvel odontológica para crianças portadoras de necessidades especiais em Campo Grande (MS), de Selma Leandro Dias e Inara Pereira da Cunha, da Escola Técnica do SUS Profª Ena de Araújo Galvão, aborda o relato de experiência realizado como trabalho de conclusão do curso de Especialização Técnica em Atenção Primária em Saúde da escola, entre julho e agosto de 2014. (pdf do trabalho disponível aqui)

Implicações no processo de descentralização da educação profissional: a experiência de Pernambuco na formação dos técnicos em análises clínicas, de Mario Correia, da Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco, fez uso dos planos de cursos técnicos aprovados pela Secretaria Estadual de Educação. A implementação de turmas ocorreu a partir de um longo processo de articulação que envolveu Cies, CIR, gestores e trabalhadores dos serviços e instituições parceiras. (pdf do trabalho disponível aqui)

Avaliação diagnóstica da qualidade do serviço em unidades de saúde pública no estado de Rondônia, de Lisséia Cristiane Souza do Vale, Angelita de Almeida Rosa Mendes e Joelma Rosária da Silva, aborda a avaliação de 12 setores de seis unidades de saúde, com 68 profissionais capacitados no estado, que concluíram o processo a partir de julho de 2014. A metodologia utilizada na confecção do projeto foi a divisão da turma em grupos, realizando durante a dispersão, sob a monitoria dos docentes, a observação dos serviços e entrevistas com profissionais e usuários, a partir de um roteiro previamente desenvolvido pelos docentes e a coordenação do curso. (pdf do trabalho disponível aqui)

Aplicação de metodologias de avaliação da formação técnica na área da saúde, de Karina Oliveira de Mesquita, Maria José Galdino Saraiva, José Reginaldo Feijão Parente, Renata Maria Almeida Sales e Maria Socorro de Araújo Dias, da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, relata a experiência da aplicação do software Survey Monkey como um método de avaliação do curso Técnico em Vigilância em Saúde. (pdf do trabalho disponível aqui)

Currículo básico da educação em saúde na ETSUS Unimontes: uma proposta de integração curricular, de Simária de Jesus Soares, trata da eleição de disciplinas comuns aos cursos técnicos oferecidos pela ETSUS Unimontes, observada a existência de uma relação coerente e integrada entre os cursos da área da Saúde  e  no  qual se  estabelece  uma proposta  de  integração  da  sua  matriz curricular,  face  à  fragmentação  e/ou  sobreposição  de  ofertas  das  disciplinas  nos  cursos técnicos  em  Citopatologia,  Gerência  em  Saúde,  Enfermagem,  Saúde  Bucal e  Vigilância  em Saúde. (pdf do trabalho disponível aqui)

Formação Técnica de Nível Médio em Enfermagem para pessoas de comunidade com vulnerabilidade social: relato de experiência, de Lorena Macedo Oliveira, Renata Silva dos Santos Anjos, Ivone Ribeiro Torres, Silvana Lima Vieira, Giselle Alves da Silva Teixeira, da Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis, mostra o estudo qualitativo da experiência de discentes do curso Técnico em Enfermagem, por meio do Programa Pacto pela Vida, na região do Nordeste de Amaralina, em Salvador (BA). (pdf do trabalho disponível aqui)

Feira de Educação em Saúde do Centro de Formação de Pessoal para os serviços de Saúde do Cefope-RN: uma alternativa na construção da promoção da saúde, de Flávia Andréa de Medeiros, Ana Larissa de Holand, Lêda Maria de Hansen e Adriana Maia, mostra a feira como uma experiência que possibilitou a troca de experiências e saberes, proporcionando uma interação entre escola e comunidade e motivando seus atores sobre a necessidade dessa prática na busca pela transformação da realidade, da melhoria da qualidade de vida da população e da construção da cidadania. (pdf do trabalho disponível aqui)

Relato de experiência: desconforto respiratório no recém-nascido, trabalho produzido por Vera Lúcia Valetin de Souza e Edna Auxiliadora Matos da Silva, do Centro Formador de Pessoal para Saúde São Paulo (Cefor-SP), aborda a experiência em um alojamento conjunto de uma maternidade pública, com revisão literária em bases de dados e publicações do Ministério da Saúde. (pdf do trabalho disponível aqui)

Fotos da Mostra de Saberes disponíveis na página da RET-SUS no facebook.

Por Katia Machado, editora da Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

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